Depois de um tempinho ausente.. voltei com mais algumas " idéias" pra discutir.....
........
......
....
" Na terra de cego quem tem um olho é Rei!"
Todo mundo já ouviu isso em algum momento da vida não éh?... Então, depois de uma conversa com meu professor tive a inspiração para este post.
A cada semestre a universidade "joga no mundo" os recém formados, os quais geralmente saem cheios de grandes anseios e perspectiva, MAS quando se deparam com situações conflitantes acabam se rendendo ao Mercado e as suas leis...
Por isso comecei este post com esta citação famosa, por que afinal ela se aplica bem a arquitetura.
Considero e acredito nessa frase. MAS PORQUE?
Bem... na universidade aprendemos os conceitos, os valores, as normas... de tudo um pouco e aplicamos a projetos que não saem do papel (o que ao meu ver é um erro - não ter um previsão de custo), porém os APLICAMOS, então por que não são aplicados quando o arquiteto cai no mercado de trabalho?...
Não sei se entendem o que quero expor... mas me indago nessas questões.
Acredito que o arquiteto que consegue aplicar seu conceitos e valor no projeto, se torna um arquiteto um pouco mais além, tendo em vista que isto não é nada fácil.
Penso também que o arquiteto é um ser em constante construção... seu aprendizado nunca termina, apenas se renova e justamente por isso fico pasmo ao ver a " poda" da construção conceitual fora da universidade.
Claro que isso acontece por muitos motivos, seja cultural, regional ou apenas uma questão de ensino que , se for por este último motivo, devemos revê-lo.
É uma discussão longa que ainda renderá assunto... mas tive que começá-la...
Nenhum comentário:
Postar um comentário